Início » Noticia » Centro de Análises Clínicas recebe selo de qualidade excelente
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Centro de Análises Clínicas recebe selo de qualidade excelente

Localização

Brasil
BR

Pelo oitavo ano consecutivo, o Centro de Análises Clínicas (CAC) do Hospital Ophir Loyola foi classificado como excelente nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência, pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). O Centro alcançou 91,94% dos resultados esperados em 12 meses.

Para o diretor-geral do Ophir Loyola, José Roberto Lobato, manter a excelência demonstra a qualificação da equipe e a eficiência nos processos laboratoriais. “O selo de qualidade garante aos usuários que disponibilizamos um diagnóstico com precisão técnica e um banco de dados seguro para a compreensão do estado de saúde do paciente”, comemora.

O CAC destacou-se pelo seu alto padrão de confiabilidade, que auxilia os especialistas na decisão pela melhor conduta terapêutica. Os resultados têm influência na exatidão e validade dos exames com qualidade. Foi comparado o desempenho mensal do Centro de Análises Clínicas do HOL com quase cinco mil laboratórios de todo o Brasil.

Segundo o coordenador Leonardo Kepler, o hospital realiza mais de 50 mil exames por ano, usando o conhecimento, a experiência, os suprimentos e os equipamentos de última geração. A estrutura da unidade é formada por tecnologia de ponta com padrão de qualidade efetivo na produção diária.

Os resultados são aferidos em qualidade, comprovados, atestados pelos controles externo e comparados por especialistas de uma das agências de programa de qualidade nacional certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); habilitada e acreditada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma das mais importante do Brasil. 

“Realizamos análises para o monitoramento diários dos pacientes oncológicos e principalmente os transplantados renais, por meios das dosagens de drogas imunossupressoras (tacrolimus, ciclosporina e sirolimus), cujos resultados são liberados em algumas horas. Além disto, oferecemos a dosagem de everolimus em parceria extra institucional", destaca Kepler.

CAC - O Centro de Análises Clínicas é composto pelo Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Análises Clínicas e Laboratório de Citologia e Patologia. Em média, por dia, são atendidas 170 pessoas via ambulatorial e mais de 200 das clínicas de internação e Unidade de Atendimento Imediato e mantém parceria interinstitucionais com o Instituto Evandro Chagas e Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen).

Para ter acesso ao CAC, os usuários são referenciados pelo Departamento de Regulação da Sesma, porém, os pacientes pré-transplantes são encaminhados pela Central Estadual de Transplantes. O atendimento ocorre 24 horas, sem interrupção para pacientes de urgência e internados, e de segunda a sexta-feira para aqueles em atendimento ambulatorial.

O PNCQ obedece a resolução – RDC/Anvisa Nº. 302, de 13 de outubro de 2005, que dispõe sobre regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos no país. A resolução estabelece que, além do controle interno, todos os laboratórios de análises clínicas devem fazer o controle externo da avaliação dos exames. Mensalmente, o Programa avalia e emite uma nota para o trabalho realizado diariamente.

Por Leila Cruz