Início » Noticia » Ophir Loyola garante cuidados com a saúde mental de pacientes com câncer de mama
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Ophir Loyola garante cuidados com a saúde mental de pacientes com câncer de mama

Unidade é referência em oncologia e conta com uma equipe de 30 profissionais no apoio psicológico a pacientes nas diferentes clínicas

Ansiedade, insegurança, tristeza e medo estão entre os relatos de pacientes após receberem um diagnóstico de câncer de mama, por isso, os cuidados com a saúde mental durante o tratamento são essenciais e podem influenciar diretamente no processo de cura. O Hospital Ophir Loyola (HOL), referência em oncologia, conta com uma equipe de 30 profissionais que promovem apoio psicológico a pacientes nas diferentes clínicas da unidade. 

Há mais de 14 anos, a psicóloga Roberta Santos faz parte da equipe de mama do Ophir Loyola. As pacientes são encaminhadas para a unidade após o diagnóstico e recebem acolhimento dos profissionais em cada passo, seja durante a preparação da cirurgia, enquanto realiza quimioterapia e também no pós-operatório.

“Cerca de 50% do tratamento oncológico depende do emocional, então precisamos olhar com muito carinho e tentar, junto as pacientes, construir novo significado para tudo que estão vivendo. Trabalhamos para desconstruir fantasias que os pacientes criam quando têm o diagnóstico, lembrando que cada história é única, assim fortalecemos um olhar positivo, compreendendo cada passo, sobre as dificuldades que virão, com a conscientização da realidade e reformulação de objetivos de vida, de valores”, explica a psicóloga.

Diagnosticada há 2 anos com câncer de mama, Maria Rita da Silva, 66 anos, passou pela quadrantectomia, radioterapia e atualmente está em fase de controle da doença. “Receber o diagnóstico do câncer traz de início muita tristeza e aqui no Ophir eu recebi o consolo e o acolhimento que eu precisava. A psicóloga Roberta e toda a equipe me ajudou muito a lutar contra essa doença. As sessões da psicologia transformaram a minha vida pro bem. Até quando perdi minha mãe, durante o tratamento, a psicologia me fortaleceu. Estiveram presentes em todos os momentos de angústia, sempre me lembrando que ia passar, tudo passa. Só posso agradecer a Deus e ao hospital pelo cuidado comigo", destaca.

O Ophir Loyola tem mais de 900 pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Em 2021, foram realizadas 5.737 consultas e 4.930 até o mês de setembro deste ano. A recomendação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada dos 50 até aos 69 anos, a cada dois anos. Outras sociedades médicas recomendam a partir dos 40 anos, a cada ano.

A psicologia é fundamental, especialmente, em casos de mastectomia, que consiste na retirada cirúrgica de toda a mama. “A autoimagem influencia muito na autoestima da paciente. Nesse sentido, trabalhamos para ressignificar a mama, que é o órgão feminino de identidade, assim como também de sexualidade. Parceiros e parceiras são muito importantes nesse enfrentamento para que as cicatrizes sejam a marca de um recomeço, de um novo ciclo”, pontua Roberta Santos.

O suporte da rede de apoio do paciente é de fundamental importância no tratamento, por isso, no Ophir Loyola, os acompanhantes também são pacientes da psicologia. “O braço direito do hospital é a casa do paciente, familiares e amigos que nos ajudam a dar continuidade ao tratamento. Precisamos dar atenção aos pacientes tanto quanto ao familiar”, conclui a pscióloga. 

Fatores de Risco - Os principais fatores de risco são os comportamentais, os ambientais, hereditários, genéticos, hormonais e os históricos familiares e reprodutivos. Os fatores hereditários ocorrem quando dentro da família tem alguma mutação genética que aumenta o risco, especialmente nos genes BRCA 1 e 2.

Esse tipo de neoplasia maligna é caracterizada pela proliferação anormal das células anormais no seio, que origina um tumor capaz de invadir outros órgãos, a chamada metástase. Em fase inicial, quando o tumor está localizado somente na mama, as chances de cura giram em torno de 90%. Porém, quando o tumor é descoberto em fase avançada, com comprometimento de gânglios ou já é metastático, as chances caem drasticamente. 

Palestras - Durante este mês, o Ophir Loyola promove ações referentes à “Campanha Outubro Rosa” para alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Serviços, brindes e palestras são oferecidos para pacientes e acompanhantes, a fim de orientar sobre a doença, cuidados, tratamento e direitos dessas mulheres.

 

Texto: Agência Pará