Início » Noticia » Ophir Loyola e Hemopa promovem campanha para doação de sangue
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Ophir Loyola e Hemopa promovem campanha para doação de sangue

Localização

Brasil
BR

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia Ophir Loyola promoveu, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), mais uma campanha itinerante de captação de doadores na tentativa de aumentar o estoque do hemocentro que continua em baixa. A unidade móvel do Hemopa ficará posicionada até as 16 desta sexta-feira(04), em frente ao hospital, onde são realizadas, em média, mil transfusões mensais para a assistência de pacientes oncológicos e aqueles submetidos a cirurgias de alta complexidade, como o transplante renal.

Faz um ano e oito meses que Helena Fiara, 73, enfrenta a leucemia, um tipo de câncer originado pela produção desordenada de glóbulos brancos do sangue. A doença trouxe consigo o desânimo e uma fraqueza tão intensa que  às vezes levantar da cama exige um grande esforço. Ela reside na Ilha de Mosqueiro com o marido e precisou mais uma vez vir à capital paraense para receber transfusão de sangue.

“Nós precisamos muito da solidariedade dos voluntários, o sangue é muito importante para a manutenção da nossa saúde, então peço que as pessoas se solidarizem com todos aqueles que necessitam desse gesto altruísta”, solicitou Helena.

A leucemia afeta a medula óssea que é responsável pela produção das células do sistema sanguíneo, surge então outras complicações como as anemias, a taxa muito baixa de plaquetas e distúrbios de coagulação do sangue, conforme explica Polyana Pontes, que coordena a Agência Transfusional do Ophir Loyola. “A quimioterapia é mais agressiva e também enfraquece o sistema imunológico, deixando o doente suscetível a contrair infecções. Isso aumenta a demanda por transfusão de sangue e de hemácias, plaquetas ou plasma”, informou.

O vendedor Pedro Sousa, 54, decidiu ser doador há cinco quando a genitora ficou hospitalizada. “Hoje minha mãe está bem, mas houve um tempo  em que ela precisou muito de doações e nem sempre as pessoas podiam ou estavam dispostas a fazer isso, por isso procuro doar pelo menos duas vezes durante o ano”, contou.

Embora 2% da população paraense entre 16 e 69 anos doe sangue, percentual acima da média nacional de 1,8%, a taxa ideal seria de 3% a 5% da população doasse sangue. Para atender a demanda transfusional de Belém e região metropolitana, o Hemopa precisa de 350 doações diárias, mas o número de comparecimentos é muito baixo. “Precisamos do apoio da população para elevar o estoque e garantir o sangue a quem mais precisa”, disse Alessandra Leite da Gerência de Captação de Doadores.

Por Leila Cruz