Início » Noticia » Ophir Loyola discute "Dimensões do Cuidar"
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Ophir Loyola discute "Dimensões do Cuidar"

Localização

Brasil
BR

A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar foi o tema central da programação alusiva à Semana de Enfermagem, encerrada nesta quinta-feira (17), no Hospital Ophir Loyola. A temática é abordada nacionalmente pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) para marcar a comemoração de duas datas importantes na área da saúde, Dia do Enfermeiro e o Dia do Técnico de Enfermagem, festejados em 12 e 20 de maio, respectivamente.

Os métodos e as práticas do cuidar evoluíram ao longo dos períodos históricos até chegar à profissionalização, um dos grandes nomes nesse  processo é Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna. Nos anos 50 surgiram as primeiras teorias de enfermagem e anos mais tarde Wanda Horta criou a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, preconizando um referencial próprio no campo profissional.

A Semana Brasileira de Enfermagem surgiu em 1960, sendo instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek por meio do decreto 48.202. Este ano, o evento está na 79ª edição. De acordo com a presidente da ABEn Seção-Pará, Regina Coeli, a semana é um período em que a categoria tem as atenções voltadas para a profissão. “A proposta é trazer reflexões sobre a história da enfermagem, os aspectos contemporâneos da assistência, os avanços do conhecimento e as abordagens do cuidado em diversos âmbitos, entre outras questões”, informou.

Doutora Elaine Souza

Personalização - A palestrante Elaine Souza abordou a contemporaneidade do cuidar, ressaltando que a assistência de enfermagem na atualidade exige metas bem definidas e planejamentos assistenciais sistematizados, atrelados ao reconhecimento das necessidades de cuidado personalizado para cada usuário.

“A enfermagem não estabelece relação com a doença, mas com o indivíduo doente. O cuidado dentro de uma perspectiva contemporânea contempla alguns pilares, e um deles é o cuidado centrado no paciente, inserindo a autonomia, a participação e o autocuidado. A partir daí, busca-se obter resultados pautados na Política Nacional de Humanização”, explicou Elaine Souza.

Ainda segundo a palestrante, os modelos assistenciais de hoje favorecem e norteiam evidências para a promoção da qualidade assistencial, e as teorias de enfermagem ajudam a estabelecer um vínculo com o paciente. Mas isso tem mais significância, destacou Elaine Souza, quando integrado à instituição, e a equipe de enfermeiros estabelece a investigação permanente, usando a pesquisa no cotidiano para transformar a realidade e favorecer o ensino e a extensão.

Ao longo da programação, as evidências do cuidar no âmbito da assistência, formação, pesquisa, gestão e política foram temas abordados, por meio de arte performática, conferências e exposições de banners.

Por Leila Cruz