Início » Noticia » Novos membros da Comissão de Ética Médica do HOL são empossados

Novos membros da Comissão de Ética Médica do HOL são empossados

Em solenidade realizada na noite de segunda-feira (11), na sede do Conselho Regional de Medicina do Pará, tomaram posse os novos membros da Comissão de Ética Médica (CEM) do Hospital Ophir Loyola. Os candidatos foram submetidos a um processo eleitoral por meio de voto direito e secreto, apenas médicos que compõem o corpo clínico do hospital participaram conforme o regulamento. Foram eleitos como membros efetivos os médicos Fernanda Branco, Etienne Bechara, Alessandro Matos e membros suplentes, Marcio Ribeiro, Fernando Chalu Pacheco e Isamu Lima.

As Comissões de Ética Médica são órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde. Possuem funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina, instituídas conforme resolução nº 1.157/2002 do Conselho Federal de Medicina, que estabelece normas de organização, funcionamento e eleição, competências, entre outros.

"Toda instituição que que possuir de 31 a 999 médicos, deverá ter uma comissão para desenvolver funções como fiscalizar o exercício da atividade médica, instaurar procedimentos preliminares internos mediante denúncia formal, além de colaborar com o CRM na tarefa de discutir, divulgar e orientar os profissionais sobre temas relativos à ética", explica o novo presidente da Comissão de Ética Médica do HOL, Alessandro Matos.

Por Lívia Soares