Início » Noticia » Hospital entrega novos especialistas ao mercado de trabalho
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Hospital entrega novos especialistas ao mercado de trabalho

Localização

Brasil
BR

O Hospital Ophir Loyola realizou, nesta quarta-feira (27), a cerimônia de formatura dos programas de Residência Multiprofissional Oncologia em Cuidados Paliativos, Uniprofissional em Atenção ao Câncer e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Os programas são regidos pelas normas do Ministério da Educação e Ministério da Saúde, sendo o hospital a instituição executora e a Universidade Estadual do Pará (Uepa) a instituição formadora.

Certificado como hospital de Ensino, a unidade contribui para o fortalecimento do SUS por meio de convergência da atenção à saúde com o ensino. As atividades educacionais são desenvolvidas em consonância com os princípios éticos e humanísticos, formando e qualificando recursos humanos, desenvolvendo e produzindo conhecimentos, pesquisa e ensino de alta qualidade. 

Os 15 concluintes são das áreas de fonoaudiologia, psicologia, serviço social, nutrição, terapia ocupacional, enfermagem CTI, enfermagem oncológica, enfermagem em clínica cirúrgica oncológica e cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

“É um hospital de alta complexidade e tem como diferencial a humanização dentro da prática paliativa, o único que possui uma clínica de cuidados paliativos em Belém e com uma equipe multidisciplinar completa. A troca de experiências e o contato com os pacientes nos torna mais humanos e profissionais diferenciados”, afirmou a nova especialista em psicologia paliativistas, Letícia Martins, 25 anos, que foi oradora durante a cerimônia.

O coordenador do Departamento de Pesquisa, Rommel Burbano, representante das diretorias, destacou que a especialização é caracterizada pelo treinamento em serviço integrado à rotina institucional, exercendo um papel fundamental no desenvolvimento de pesquisas e mão de obra qualificada para atender a uma demanda crescente na região. “Eles desenvolvem trabalhos de conclusão de qualidade em prol da nossa sociedade, muitos publicados em revistas de grande circulação”, destacou.

Elizabeth Rassy, que coordena a Comissão de Residência Multiprofissional da Uepa, explicou que as residências multiprofissionais e uniprofissionais constituem-se em ensino de pós-graduação Lato sensu, destinado às profissões que se relacionam com a saúde.

“Os programas são caracterizados pelo ensino em serviço, sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional. Durante o período, eles cumprem uma carga horária teórica e  prática que os prepara de fato para o mercado de trabalho", destacou.

Por Leila Cruz