Início » Noticia » Hospital Ophir Loyola alerta para os cuidados com a voz
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Hospital Ophir Loyola alerta para os cuidados com a voz

Localização

Brasil
BR

Hoje, dia 16 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Voz. A data visa promover a conscientização sobre os cuidados e a importância da voz, além de alertar para as alterações que podem ser um sinal de alguma doença e, desta forma, favorecem o diagnóstico precoce. 

A voz é um instrumento de comunicação poderoso para o ser humano. Por meio dela, conseguimos expressar nossas emoções dando nuances e ritmo às palavras. É fundamental conservá-la saudável. A chefe da Divisão de Fonoaudiologia do Hospital Ophir Loyola, Brena Habib, explica que para quem não tem o hábito de cuidar da voz, os problemas mais comuns são a rouquidão e a afonia, que é a ausência da voz.

Segundo ela, alguns cuidados simples ajudam a manter uma voz saudável como manter as pregas vocais hidratadas, tomar oito copos de água, no mínimo, por dia; evitar cigarro, álcool e ar condicionado; praticar esportes, dormir bem; fazer uma alimentação equilibrada, evitar falar alto, falar pausadamente e comer maçã, pois ajuda na 'limpeza' da voz. 

Habib ressalta ser de extrema importância a atenção às mudanças e ter os cuidados necessários para a prevenção de enfermidades. "A rouquidão por duas semanas ou mais, dor ao falar e ao engolir, falta de ar, ruído ao respirar e dificuldades para engolir podem ser um sinal de que algo não está bem. Nesses casos, recomendamos procurar um especialista", diz. 

As principais doenças que afetam a voz são disfonia e afonia (alterações e perda da voz), laringite (inflamação na laringe), nódulos nas pregas vocais (lesões benignas, conhecidas como “calos” vocais) e o câncer de laringe, que atinge a região da cabeça e pescoço e muitas vezes é causado pelo uso de álcool e cigarro.

Por Lívia Soares