Início » Noticia » Treinamento de anestesistas do Ophir Loyola está entre os melhores do Brasil
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Treinamento de anestesistas do Ophir Loyola está entre os melhores do Brasil

Localização

Brasil
BR

O Centro de Ensino e Treinamento de Anestesia do Serviço de Anestesia do Hospital Ophir Loyola (CET SBA/HOL) está entre os melhores do Brasil na formação de especialistas, segundo a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Esta semana o serviço foi classificado entre os 27 melhores ranqueados dentre os 110 centros de ensino e treinamento afiliados à SBA em todo território nacional. A conquista assegura que o Estado do Pará possui um centro formador de reconhecida excelência no país.

O CET do Ophir Loyola iniciou as atividades em 1982, sob responsabilidade do doutor Mario Fascio. No ano 2000, incorporou o credenciamento junto à Comissão Nacional de Residência Médica. Até então, o Hospital é o único centro formador de médicos anestesiologistas do Pará com duplo credenciamento. Ao longo desses 31 anos, o HOL formou 158 especialistas em anestesiologia, correspondendo a mais de 50% dos profissionais em atividade no Estado.

Considerada uma das maiores descobertas da medicina, a anestesia é caracterizada pela insensibilidade temporária à dor, que permite a realização de cirurgias e outros procedimentos invasivos de forma indolor. O médico especialista é capacitado para escolher e aplicar a anestesia adequada para cada caso, monitorando a temperatura, a pressão arterial, a respiração, o ritmo cardíaco, a oxigenação do sangue e outras funções vitais do paciente, por meio da observação clínica e de equipamentos. Para isso, são necessários três anos de treinamento, incluindo atividades práticas, teóricas e acadêmicas.

“Os profissionais em treinamento nos mais de 100 centros espalhados pelo país são avaliados pela SBA. O teste teórico é desenvolvido por meio de quatro provas trimestrais via internet, uma importante prova anual e outros conceitos são mensurados por nós. Aqui buscamos fomentar a nova visão do ensino com habilidades práticas que aperfeiçoam o médico a prestar serviços diferenciados à população”, afirma o anestesista Mário Fascio.

Segundo explica o doutor Bruno Carmona, responsável  pelo CET SBA/HOL, a anestesia é um dos maiores avanços da medicina nos últimos dois séculos. "Além de ter evoluído constantemente após sua descoberta, trouxe condições para a implementação de melhorias em todos os tipos cirurgias, diversos exames invasivos e procedimentos dolorosos. É fascinante dispor de conhecimentos e recursos suficientemente seguros para anestesiar um paciente, retirando-lhe a consciência, as dores, os movimentos e, ao final do procedimento, devolver suas funções vitais ao normal", orgulha-se.

Bruno Carmona destaca que adquiriu as competências e habilidades no Ophir Loyola, sob a tutela do doutor Mario Fascio e demais instrutores e preceptores. "Hoje como responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento que atingiu um grau de excelência em nível nacional, espero contribuir de forma positiva na formação dos futuros anestesistas de nosso Estado e entregar à sociedade em geral, profissionais cada vez mais capacitados.”

Ascom com informações do CET/ HOL