Neurocirurgia
Em funcionamento desde 1974, possui equipe altamente especializada na realização das cirurgias mais simples até as mais complexas. Há ambulatórios de diversas subespecialidades para o tratamento de câncer, tumores do sistema nervoso central, neurocirurgia estereotáxica e funcional, cirurgia da coluna, epilepsia refratária em fase de implantação, doenças endovasculares e vasculares cerebrais, realizado de forma regular somente pelo HOL, entre outras doenças que só a instituição assiste pelo SUS em todo o Estado. Na região Norte, foi a primeira instituição creditada pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Ministério da Educação a ter um programa de residência médica na especialidade, realizado em parceria com outras instituições.
Neurologia Clínica
A saúde pública paraense preencheu uma lacuna com a criação da Divisão de Neurologia Clínica. O serviço criado por meio da portaria nº 752/2016, oferta atendimento hospitalar especializado e ambulatorial para as patologias do sistema neurológico. A assistência é garantida por uma equipe multidisciplinar, há sete leitos de internação e mais dois que serão utilizados à análise de polissonografia, um exame utilizado para diagnosticar distúrbios do sono que será ofertado de forma pioneira na região Norte.
O planejamento clínico e o tratamento são individualizados. Após avaliação criteriosa, o especialista decide por uma estratégia de atendimento. Por meio de ambulatórios, a Divisão trata epilepsia, doenças neurovasculares, doenças inflamatórias do sistema nervoso central, esclerose múltipla, neuroimunologia, manifestações neurológicas da oncologia, demência e outras manifestações neurodegenerativas, distúrbios de movimento como o Mal de Parkinson, assim como oferece aplicação de toxinas botulínicas que favorecem a melhora significativa dos pacientes com esses distúrbios. Recentemente foi criado o ambulatório de neuroinfecção, devido à alta demanda de doenças que afetam o sistema nervoso na região amazônica, como a Chikungunya.